Inteligência Emocional como facilitadora para alcançar sucesso com uma franquia

10/6/2022 | Franquias

Algumas características profissionais são importantes para gerenciar um negócio, e Inteligência Emocional é uma delas. Traduzida pelo famoso “jogo de cintura”, é essa habilidade que as pessoas precisam ter em diversos momentos da vida, seja no campo pessoal ou no profissional.

É também uma característica determinante para um franqueado alcançar êxito com a sua unidade franqueada, uma vez que possui diversos afazeres diários, além de guiar uma equipe de colaboradores e manter-se integrado com a rede franqueadora.

Se você é um empreendedor com potencial de Inteligência Emocional para liderar, se comunicar bem e inspirar outras pessoas, também poderá ser um excelente franqueado. E se tiver chocolate nas veias, será o franqueado ideal para a Kopenhagen.

Entenda mais a seguir como a Inteligência Emocional está conectada com o sucesso do seu negócio.

Inteligência Emocional entre as principais habilidades dos profissionais do futuro

A Inteligência Emocional está entre as dez principais habilidades dos profissionais do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial. Essa não é uma capacidade técnica ou intelectual, mas é uma soft skill que vem transformando a atuação dos profissionais nos negócios e nos ambientes corporativos.

Hoje, essa habilidade é uma das mais requisitadas pelos RHs que buscam profissionais para atuarem em suas empresas. E também é imprescindível que empreendedores e franqueados tenham alto quociente emocional para enfrentar os desafios de ter o próprio negócio.

Essa habilidade confere à pessoa a capacidade de lidar melhor com as próprias emoções, autoconhecimento, percepção avaliativa, compreensão, respeito e empatia para lidar com outras pessoas.

Basicamente, o profissional que tem maior capacidade com essa habilidade está preparado para enfrentar situações adversas no trabalho, com um olhar mais equilibrado, resiliente e positivo.

A Inteligência Emocional e seu impacto nos negócios

Ter Inteligência Emocional impacta diretamente nas relações interpessoais e, consequentemente, nos resultados dos negócios.

Um empreendedor, ao controlar seus impulsos emocionais com autoconhecimento e autocuidado, tem o suporte necessário para lidar com adversidades e imprevistos, oferecendo melhor trato com as pessoas e foco na solução de problemas e na otimização de resultados.

Isso contribui para que haja um clima mais positivo no ambiente de trabalho e possibilite que todos possam opinar e interagir de forma colaborativa para obter êxito em todas as atividades e projetos.

É dessa forma que um franqueado, enquanto líder, consegue inspirar e manter seus liderados motivados e engajados com o desenvolvimento das atividades, com as vendas e com os resultados positivos, alcançando metas e objetivos que proporcionem maiores lucros e rendimentos.

Além disso, também contribui para a satisfação de todos os envolvidos no negócio com o objetivo de posicionar a marca como um ambiente de trabalho que oferece propósitos, além de salários e benefícios.

Como potencializar a sua Inteligência Emocional?

Moderar as emoções pode não ser uma habilidade natural, porém é facilmente trabalhada intrinsecamente através de cursos, treinamentos ou terapias que ofereçam os recursos necessários para construir ou desenvolver uma Inteligência Emocional ativa.

Na atualidade, desenvolver essa habilidade se tornou fundamental para qualquer profissional se destacar seja como colaborador, gestor, empreendedor ou franqueado, sempre na busca de obter bons resultados em sua área de atuação.

Esse autoconhecimento confere à pessoa a capacidade de identificar pontos fortes e fracos em si mesma para garantir maior proatividade, produtividade e melhorias no desempenho de suas funções e projetos.

Você, franqueado ou futuro empreendedor, enquanto líder de seu próprio negócio, deve reconhecer que essa habilidade é necessária para gerir de forma plena sua unidade franqueada, pois além de ser uma ferramenta facilitadora de relações interpessoais, também alcança insights proveitosos para a otimização dos processos dentro da sua organização.

Pode-se dizer que a Inteligência Emocional é uma grande aliada na hora de empreender com franquias, permitindo impactar positivamente no negócio, obtendo benefícios como a potência na produtividade e no engajamento de colaboradores.

Conheça o modelo Kopenhagen Franquias: https://bit.ly/3vNc5gP

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Mais Recentes