Veja como o omnichannel pode potencializar o sucesso da sua franquia

11/2/2022 | Franquias

Você sabe o que é omnichannel e quais são as vantagens para a sua franquia? Essa estratégia não é recente, mas vem crescendo a cada ano para otimizar os canais de vendas e comunicação de qualquer empresa.

Com as pessoas cada vez mais conectadas, é possível usar todo o potencial de comunicação para alcançá-las, promover um bom relacionamento e encaminhar para vendas cada vez mais fluentes. Usando o poder do marketing digital, isso se torna mais eficiente e amplo.

Estratégia de omnichannel baseada em marketing digital pode ser um grande diferencial da sua franquia. Aprenda mais sobre esses temas aqui neste artigo.

O omnichannel e a sua franquia

Omnicanalidade, ou omnichannel como é mais conhecida, é a união de diversos canais de comunicação de uma empresa, online e offline, com seu público. Tem como objetivo estreitar relações e interagir de forma simultânea para melhorar cada vez mais a experiência do cliente com a marca.

A evolução da multicanalidade possibilitou que diversos pontos de atendimento estejam integrados e falando continuamente com seus usuários, seja nas lojas físicas, nos e-commerces, marketplaces, mídias sociais, aplicativos de mensagens, SMS e chatbots, para oferecer um atendimento completo e diferenciado. E, claro, gerar mais e mais vendas.

Em um negócio que está presente digitalmente, é natural que muitos consumidores entrem em contato pelos diversos canais disponíveis, como as redes sociais, comentando em posts, ou via aplicativos de mensagens como o WhatsApp, pelo chatbot do site ou mesmo fazendo um telefonema.

O omnichannel irá integrar todas essas maneiras de se comunicar, realizando o atendimento desde o primeiro contato até o pós-venda, reconhecendo o cliente em qualquer um desses canais que ele estiver.

Investir e aplicar a comunicação multicanal possibilita dar benefícios aos clientes, como ofertas, promoções, exclusividades em produtos, serviços e formas de pagamentos, além de múltiplos lugares para realizar suas compras com segurança.

Já para o negócio, as vantagens podem ser:

  • Aumento de vendas
  • Aumento de lucratividade e rentabilidade
  • Reconhecimento da marca
  • Otimização dos canais de comunicação e dos processos de vendas
  • Satisfação do consumidor
  • Fidelização dos clientes
  • Evolução do sistema de franchising da marca

O omnichannel oferece essa agilidade e integra todos os canais de comunicação. Por isso é uma estratégia que potencializa o sucesso de um negócio, seja individual ou um franqueado. 

Na rede Kopenhagen, por exemplo, o omnichannel permitiu a significativa melhora de resultados para os franqueados durante as restrições impostas pela pandemia.

Estratégias do marketing que podem potencializar o sucesso da sua franquia

Manter uma presença digital positiva e aumentar o número de canais de comunicação e integração com clientes é um dos mandamentos do uso da internet para o mundo dos negócios hoje em dia.

Para que as estratégias digitais deem certo, é necessário oferecer a melhor experiência aos clientes, para que a marca seja registrada de forma positiva em suas mentes, e reconhecida em seu mercado. Ao escolher uma rede franqueadora para se associar, é importante observar como esse tipo de estratégia é tratada.

Vamos conhecer algumas das estratégias utilizadas pela Kopenhagen Franquias:

Marketing de atração > Por ser uma forma direcionada de se comunicar online, é capaz de alcançar usuários de diversos lugares utilizando um mapeamento de regiões para atrair interessados em seu produto e serviço. Utiliza mídias sociais, blogs, sites, e-mail marketing e materiais ricos para criar interesse do público pelo negócio e atraí-lo para o funil de vendas da empresa.

Criação de conteúdo > Ao criar conteúdos para blogs, redes sociais, newsletters e outros, é fundamental pensar no que é relevante para o público, buscando compreender seu comportamento de compra para oferecer exatamente aquilo que irá resolver seus problemas e dificuldades ou suprir seus desejos e necessidades. Conteúdos relevantes são úteis para os clientes e geram valor para a marca, encaminhando para a realização de negócios.

Gestão de Relacionamento com Clientes > Também conhecido por CRM, essa tática se utiliza de plataformas digitais que auxiliam na interação da franquia com os clientes e nas análises de dados e informações para fornecer insights aos vendedores para ofertas e vendas futuras.

Aprimorar os canais de comunicação e vendas é de suma importância para os negócios na atualidade uma vez que os consumidores estão mais exigentes e conectados com essas formas de atendimentos mais ágeis.

Se relacionar diretamente com cada cliente, seja com conteúdos relevantes em sites, blog, redes sociais, newsletters ou e-mails marketing, ou pelo contato em comentários, mensagens ou e-mails, é fundamental para tornar o atendimento mais especializado e personalizado. São premissas básicas da estratégia de omnichannel.

E que tal atuar com uma rede que já entende e utiliza o omnichannel? Conheça o modelo da Kopenhagen: https://bit.ly/3shr3Md

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