Datas comemorativas e promocionais: é preciso se planejar!

12/1/2022 | Dicas

Épocas especiais para as vendas, como Dia das Mães, Natal e Black Friday, devem receber um cuidado especial porque geram identidade e fidelizam o público

Seja qual for o tamanho ou modelo da sua loja Kopenhagen, ela sempre será a escolha da maioria dos brasileiros que buscam por produtos de qualidade no que diz respeito a chocolates e doces, tanto para consumo próprio quanto para presentear alguém muito especial.

Por falar em presentes, algumas datas devem ser muito bem aproveitadas para alavancar as vendas e aumentar o faturamento, mesmo em tempos de crise.

Entre elas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia da Secretária, Dia dos Pais, Dia dos Professores, Dia das Crianças e Natal. Isso, sem falar na Black Friday, que traz centenas de consumidores em busca de promoções valiosas. Uma oportunidade e tanto para empreendedores, seja do sistema de franchising, com uma Kopenhagen, ou não.

Neste sentido, é mais do que essencial ter um planejamento estratégico para cada data sazonal e/ou períodos dedicados a grandes descontos. Ações certeiras, além de trazer o público, fazem com que ele prolongue sua visita na loja.

Defina as melhores datas

Um planejamento excelente acontece quando seu estrategista é focado. Por isso, é importante saber definir as datas e eventos que trarão melhores resultados para a loja. Existem várias datas sazonais, mas nem todas devem ser objeto das campanhas.

Foque apenas nas comemorações mais especiais e que fazem mais sentido para o seu público-alvo. Não há necessidade de realizar campanhas a todo momento: elas demandam tempo de trabalho da equipe. Saber priorizar é essencial.

Feita essa definição de datas, a segunda parte é começar o plano estratégico. Deve-se ter em mente que uma campanha bem estruturada deve ser planejada com, pelos menos, três meses de antecedência (mais uma vez, por isso, não se deve participar de tudo que há no calendário). 

Não se pode esquecer também que durante o mês comemorativo haverá um aumento significativo no fluxo das vendas. Sendo assim, é fundamental preparar a equipe (colaboradores fixos ou temporários), de modo que ela possa atender os clientes com requintes de qualidade. Treinamento é a palavra!

Ações atrativas

Uma franqueadora de peso, como a Kopenhagen, já oferece uma sugestão de planejamento bastante apropriada para que cada franqueado possa aproveitar cada data comemorativa da melhor forma. 

Um exemplo é o Natal Iluminado Kopenhagen, um projeto finalista do Prêmio Live 2021 na categoria “Live Streaming/ Datas Especiais – Marcas” e “Solução Cenográfica do Ano”. Esse reconhecimento mostra que a marca, sempre atenta às inovações, empenha-se em oferecer o melhor para seus franqueados e clientes quando é tempo de celebrar.  

Mas, para aproveitar tudo o que a franqueadora oferece, é fundamental não perder o timing. Não se esqueça de que é essencial definir o objetivo a ser atingido em cada data comemorativa: atrair mais público, aumentar o tíquete médio ou vender mais de um produto específico, por exemplo. 

Olhar para a mão de obra disponível é outra questão-chave. Vale se organizar para contratar colaboradores (temporários ou fixos), com antecedência suficiente para que sejam treinados e estejam adaptados à realidade da loja (conhecendo clientes, sabendo profundamente sobre cada produto oferecido e realizando ações operacionais com agilidade) quando a data chegar. Por isso, deixar para a última hora pode colocar tudo a perder!

Aproveite também para estudar a concorrência. Que boas iniciativas podem ser adaptadas à sua loja Kopenhagen? O que a concorrência fez que não funcionou? Como poderia funcionar, se você melhorasse a ideia? 

A verdade é que o trabalho para aproveitar as datas comemorativas precisa ser feito com antecedência. Pode parecer trabalhoso, mas, certamente, assim você poderá conquistar excelentes resultados!

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