A Kopenhagen e o perfil de consumidores de chocolates no Brasil

16/12/2021 | Produto

Enquanto a maior parte da população brasileira ficou em casa no ano de 2020, também não deixava de consumir um dos doces mais amados do Brasil: o chocolate. Pode-se dizer que ele foi um companheiro inseparável para os momentos de tédio.

Um “amigo de peso” principalmente das mulheres, o chocolate foi consumido por elas em pelo menos dois dias na semana, em 2020. Considerado um dos produtos mais consumidos no período pandêmico, segundo a pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a UFMG e a Unicamp.

Esta mesma pesquisa apontou o salto desse consumo de 41,3% (antes da pandemia) para 47,1%, após covid-19, ou seja, os chocólatras não deixaram seu doce favorito de lado.

Mas quem é esse chocólatra tão famoso de quem todos falam? Quem é esse consumidor assíduo que não dispensa um chocolatinho a qualquer hora do dia?

Para você, franqueado ou potencial empreendedor de chocolates, é importante identificar esse perfil e, dessa forma, conhecer seus desejos, anseios, necessidades e comportamento de consumo para saber se relacionar com ele, afinal, é o seu público-alvo.

Como já dizia a música: “eu só quero chocolate”

Uma pesquisa do Instituto Kantar, apresentada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) no começo de 2021, mostrou que o chocolate faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros.

Então, enquanto o brasileiro come mais chocolates e com maior frequência, nós queremos saber quem é esse consumidor?

Confirmando as pressuposições, as mulheres são as maiores consumidoras de chocolate no Brasil, representando 55,96%, enquanto os homens são 44,04%. E ainda segundo a mesma pesquisa mencionada acima, o chocolate é um produto com maior concentração nas classes A e B.

Além disso, pessoas acima dos 40 anos de idade, sejam homens ou mulheres, são os maiores consumidores, atingindo 63%. Lares com crianças ou pré-adolescentes somam 38% dos consumidores, enquanto aqueles que são monoparentais são 28% do total.

É real que o comércio eletrônico cresceu exponencialmente em 2020 devido à pandemia. Para o setor chocolateiro, essa evolução já vem acontecendo há alguns anos.

E, apesar de serem dados ainda de 2018, a Metrixlab, agência de pesquisa de mercado global, fez uma pesquisa sobre a movimentação das compras online, mostrando mais uma vez que as mulheres são as maiores consumidoras de chocolate:

  • 57% dos consumidores digitais de chocolate no Brasil são mulheres.
  • 78% apresentam alta frequência de consumo de chocolate comprados via internet.
  • O maior momento de consumo de chocolate do dia a dia dos brasileiros é após as refeições.

A Kopenhagen e o setor de chocolates

A Kopenhagen detém um e-commerce completo em seu site, como uma vitrine virtual onde todos os produtos ficam à mostra para a compra online, de forma segura, recebendo o pedido em casa.

Foi assim, de forma digital, que o mercado de chocolate cresceu 1,5% em 2020, mesmo em um ano controverso. Isso reforçou a consolidação deste setor, revelando enorme potencial para expansão, principalmente quando unido ao franchising.

Como empreendedor que deseja se juntar à rede franqueadora da Kopenhagen, conhecer o perfil do consumidor de chocolates brasileiro facilita no relacionamento e engajamento com esse nicho do mercado.

O público-alvo da Kopenhagen é de consumidores das classes A e B que buscam chocolates de alta qualidade, tanto para consumo próprio como para presentear.

Mais de 60% dos clientes são mulheres, porém ambos os gêneros possuem idades entre 35 e 65 anos, formação superior, são casados, possuem filhos e a renda mensal é superior a R$ 8.000.

Obviamente, pela linha de produtos para crianças, existe boa parcela de consumidores infantis entre os clientes da Kopenhagen, dada a sua variedade, amplitude e alcance nesse segmento.

A Kopenhagen é pioneira em chocolateria premium, com mais de nove décadas no mercado brasileiro de chocolates como uma marca líder, símbolo de status que leva o extraordinário em produtos e serviços aos seus clientes.

Seja um franqueado dessa marca de sucesso: https://bit.ly/3shr3Md

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