Treinamento e capacitação: facilitadores indispensáveis para o sucesso da sua franquia

10/11/2021 | Franquias

Quando um novo franqueado assume sua unidade da marca, automaticamente tem acesso a todo o conhecimento necessário vindo do franqueador para gerir seu estabelecimento satisfatoriamente.

Isso se dá por meio de um programa de treinamentos, que tem por objetivo desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais do novo franqueado e conduzi-lo rumo ao sucesso do seu negócio.

Treinamentos e capacitações são uma importante parte da relação entre franqueadores e franqueados. Vale a pena saber um pouco mais sobre esse tema. Boa leitura!

Transferência de know how

A transferência de know how se caracteriza pelo compartilhamento de experiências, vivências, metodologias e técnicas que são empregadas em todas as áreas da rede franqueadora. Isso inclui produção, distribuição, logística, processos gerenciais, sistemas de franquia, comercialização, atendimento e outras.

Por meio de guias e manuais de operação, padronização e conduta disponibilizados pela franqueadora, o franqueado começa, inicialmente, a adquirir certo conhecimento sobre aquele universo. Porém, apenas ler algumas informações e histórias não basta para o aprendizado completo daqueles que vão gerenciar a unidade.

São necessários programas de treinamentos, capacitação e qualificação exclusivos da rede franqueadora para levar excelência na atuação dos profissionais na unidade franqueada.

Treinamentos e trilhas de capacitação

A depender da marca franqueadora e da natureza do produto ou serviço oferecido, diferentes tipos de treinamentos, atividades ou eventos podem ser prestados aos seus franqueados.

Uma trilha de capacitação pode ser desenvolvida como um processo de aprendizagem extremamente importante para o franqueado e para os colaboradores da unidade da franquia.

1- Treinamento Inicial > O treinamento inicial geralmente é como um contato com as primeiras informações, história, missão, visão, valores, filosofia e objetivos da rede franqueadora.

2- Treinamento principal > Hoje os treinamentos podem ser online e/ou presenciais. Este é o curso primordial que deve ser realizado pelo franqueado e por sua equipe de colaboradores, pois é quando a rede franqueadora passa todas as informações necessárias quanto aos procedimentos padrões, gestão e operação da franquia. Nele os recursos principais são apresentados para a aprendizagem e posterior estudo, com slides, apostilas, guias e manuais que ajudarão a garantir a excelência na operação da unidade franqueada.

3- Disponibilização de materiais > O franqueado e sua equipe devem se apropriar de todo o material disponível pela rede franqueadora, que oferece o máximo possível de informações, conteúdos, histórico, técnicas e metodologias para estudos e futuras consultas. Isso tudo pode ser através de livros, apostilas, guias, manuais ou plataformas digitais como sites, e-books ou EAD.

4- Treinamentos de reciclagem > É importante participar de treinamentos ao longo da operação da unidade franqueada para se atualizar quanto a tendências e inovações e para manter o engajamento da equipe e dos franqueados com desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de conhecimentos.

5- Cursos extras > Muitas grandes redes de franquias também investem e incentivam seus franqueados e colaboradores a fazer outros cursos e treinamentos além daqueles realizados por elas. Podem ser cursos voltados a gestão administrativa, financeira, recursos humanos, logística, inteligência emocional, entre outros.

6- Eventos > Alguns eventos são realizados pela rede franqueadora como forma de apresentar lançamentos, novos produtos ou serviços e novidades gerais da empresa, sempre com o intuito de colocar seus franqueados a par dos assuntos da marca à qual pertencem. Nesses eventos há grande conteúdo para aprender ou conhecer, além de muito network.

7- Convenção > Geralmente esse evento acontece uma vez por ano, com apresentações e palestras que incentivam franqueados e suas equipes de colaboradores, onde a rede franqueadora mostra um balanço dos resultados relativos ao ano, conduz atividades motivacionais e apresenta inovações, lançamentos e outras informações relevantes.

A importância dos treinamentos da rede franqueadora

Como pilar importante na formação de uma rede franqueadora, os treinamentos são os pontapés iniciais para aprender tudo o que se refere à marca, sua história, desafios e conquistas, além de preparar o franqueado para sua jornada dentro daquela rede.

Também são formas de manter o engajamento, relacionamento e interação para alinhar valores, metas e objetivos a serem alcançados juntos. Os treinamentos fazem parte da cultura de compartilhar conhecimento, muito importante na atualidade para o desenvolvimento da rede como um todo.

O bom desempenho de uma unidade franqueada também depende de profissionais qualificados e é por isso que participar dos treinamentos da rede franqueadora é tão importante.

Alguns benefícios:

  • Maior capacidade de motivação, engajamento e produtividade
  • Melhora da interação e da comunicação entre franqueado e franqueador
  • Aumento do desempenho profissional da equipe
  • Domínio de conhecimentos sobre a rede franqueadora, seus produtos e serviços
  • Domínio de conhecimentos sobre o mercado e segmentos aos quais a marca está inserida
  • Clima organizacional favorável
  • Aumento na qualidade do atendimento
  • Otimização na padronização e linguagem unificada
  • Maior possibilidade de marca reconhecida
  • Aumento de vendas

Como um franqueado Kopenhagen, você terá todos os treinamentos, suporte e apoio essenciais para receber a expertise necessária para gerenciar uma unidade com excelência, inovação e tecnologia.

Coragem, determinação e talento são algumas das qualidades que buscamos em um franqueado, características facilmente encontradas e reconhecidas em todo bom empreendedor. É só juntar isso tudo a um excelente programa de capacitação e começar a brilhar com sua unidade franqueada, fale com nossa equipe de expansão: https://bit.ly/30cLX3s

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine a nossa newsletter

Mais Recentes